Projeto Menina Mãe
Público Alvo: Pré-adolescentes e adolescentes grávidas.
Atendimento semanal: 50 gestantes.
Atendimento anual: Aproximadamente 230 gestantes.
Objetivo Geral:
Garantir o atendimento personalizado, completo e integral à adolescente gestante, bem como prevenir a gravidez na adolescência e sua reincidência.
Objetivos Específicos:
Atender a gestante desde a gravidez até o pós-nascimento do bebê;
Enriquecer o universo informacional, cultural e moral das adolescentes;
Trabalhar a família no sentido de envolvê-la no processo de aceitação da gravidez precoce;
Garantir a freqüência e/ou matricula das adolescentes na rede formal de ensino;
Desenvolver habilidades em trabalhos manuais, através da confecção do próprio enxoval e de artesanato, possibilitando inclusive a geração de renda futura;
Promover ações de apoio sócio educativo às famílias no sentido de melhorar a dinâmica familiar e responder as questões emergentes;
Prevenir e diminuir a ocorrência de abortos, garantindo a saúde da mãe e do filho;
Diminuir a mortalidade infantil, acompanhando o pré-natal, as vacinações e as visitas ao pediatra;
Suprir as carências materiais durante a gravidez, através do fornecimento de cestas básicas, alimentação, lanches, leite, gás, medicamentos, etc;
Permitir um parto com dignidade, em igualdade de condições com outras mães, fornecendo o enxoval completo do bebê e da gestante;
Garantir a saúde e o desenvolvimento do bebê, através de acompanhamento pós-parto, com visitas domiciliares durante o primeiro ano após o nascimento;
Suprir, para as mães mais carentes, as necessidades básicas do bebê, através do fornecimento de alimentação e materiais necessários.
Funcionamento:
Ininterruptamente, com atividades às quintas-feiras das 13 às 17 horas na sede do Lar da Criança.
Encaminhamento:
Pelo Conselho Tutelar, Unidades Básicas de Saúde, Promoção Social, Escolas, Comunidades e Associações de Bairros, Fórum, familiares etc.
Inscrição:
Pela gestante, às quintas-feiras, iniciando no mesmo dia o curso.
Cadastro:
É elaborado um prontuário individual com dados pessoais, sociais, econômicos e de saúde. Também são registrados o pré-natal, a participação no projeto e o nascimento do bebê.
Curso:
Estruturado com 16 aulas teóricas e práticas previamente programadas, onde são realizadas palestras, dinâmicas de grupo, oficinas e outras atividades.
Família:
São efetuadas visitas domiciliares para contato com a família, trabalhando pela aceitação da gravidez, e para verificar as condições de vida da gestante.
Profissionais:
Estão à disposição da gestante e da família uma assistente social, duas psicólogas e uma fonoaudióloga, com o objetivo de acolhimento e orientação.
Enxoval:
A gestante receberá 10 “Bônus-Lar” para cada aula assistida e atividade praticada, que ao final do curso serão trocados pelo enxoval do bebê e da mãe, em nossa loja “Cantinho do Bebê”, montada exclusivamente para atendimento ao projeto.